É a versão eletrônica do CPF, indicada para pessoas e profissionais liberais, como: contador, advogado, médico, engenheiro, agrônomo, militar etc.

Tipos de e-CPF

Existem dois tipos principais de Certificado Digital e-CPF:

  • e-CPF A1: o Certificado Digital do tipo A1 é um arquivo digital que deve ser instalado diretamente em um computador. É emitido tanto para Pessoas Físicas quanto Jurídicas e tem validade de 01 ano.
  • Vantagens do Certificado A1: permite a criação de cópias para outras máquinas, é possível fazer backup de segurança do arquivo, pode ser hospedado no servidor da empresa ou importado em softwares de emissão de nota fiscal eletrônica, no qual a assinatura é feita de forma automatizada!
  • e-CPF A3: o Certificado Digital do tipo A3 é um arquivo digital gerado e armazenado em um dispositivo móvel como o token (semelhante a um pendrive) ou o smart card (cartão com chip). É emitido tanto para Pessoas Físicas quanto Jurídicas e tem validade de 01 a 03 anos.
  • Vantagens do Certificado A3: é portátil, ou seja, pode ser levado e
    utilizado em qualquer computador, é inviolável e tem um nível de segurança elevado, pois não pode ser extraído ou copiado para outra mídia e, somente o detentor da senha de acesso consegue usá-lo.

Atenção: Na hora de escolher o seu e-CPF, informe se há alguma restrição para uso do tipo A1 ou A3, na operação na qual pretende utilizá-lo.

Onde utilizar o e-CPF?

  • Receita Federal: CAGED, DIPF, DIRF, PERDCOMP, DACON, DEREX, DIMOB, DIMOF, DSPJ, e-CAC, IRPF, Homolognet, RAIS, SICONFI, SIL;
  • SEFAZ: NFA-e;
  • Governo: Empresa Simples, SISCONSIG;
  • Saúde: DMED, SISREI, TISS;
  • MEC: PROUNI;
  • Detran: e-CNHsp;
  • SPED: ECD, EFD, ECF, eSocial;
  • Caixa Econômica: FGTS, e-APS, Conectividade Social ICP;
  • Perícia Judicial;
  • Justiça: PJ-e, e-DOC, e-PET, e-STJ
  • Siscomex (comércio exterior);
  • Provisão de Procuração Eletrônica;
  • Assinatura de e-mails, documentos e contratos digitais da Pessoa Física, além de Prontuário Eletrônico de Paciente (PEP);
  • Dentre outros serviços.